sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

(((d-_-b))) Herbie Hancock e Céu


"Imagine" é uma das mais belas músicas já feitas até hoje. É o título do mais recente trabalho do mestre americano do Jazz. "Paz por meio da música" é a mensagem do disco.
Herbie Hancock visita sete países de cinco continentes para gravar em diferentes línguas um álbum global trazendo as raízes de várias culturas.

"The Imagine Project", comemora os 70 anos do veterano pianista e traz um conjunto de versões de temas emblemáticos da história da música. Contou com um time de artistas e colaborações de vários músicos como Dave Matthews, Seal, John Legend, Jeff Beck, India.Arie entre outros mas o destaque é a participação da cantora brasileira Céu.



"Tempo de Amor" define bem a mensagem de um ano novo. "Que não seja meu o mundo onde o amor morreu". É tempo de renovação.

Desejo um feliz ano novo a todos! De melhores abraços, de mais sinceridade, de melhores sentimentos, de mais amor.

Obrigado aos meus amigos, que estiveram comigo e que me ligaram no natal...percebo que a distância é apenas um detalhe.

Aqui, onde a natureza tem a generosidade de desfilar na minha frente, diante dos meus olhos, simples, como deveria ser, sinto e agradeço.

O que eu quero mesmo é ser feliz com as pessoas que me fazem feliz, simplesmente porque elas nos oferecem espaço para que possamos levar a elas justamente um pouco de felicidade. Coisas que às vezes não dá pra descrever...apenas vivenciar.

Feliz 2012!



Fotos e videos: Herbie Hancock divulgação

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

(((d-_-b))) 2raumwohnung da Alemanha para o mundo


Inga Humpe e Tommi Eckart começaram fazendo experimentos com música eletrônica até que em 2000 recebem um convite para gravar um single para a marca alemã "Cabinet" e decidiram encarar o desafio. Eram apenas 40 segundos de comercial mas teve uma repercussão tão grande que decidiram não parar mais. O single " Wir Trafen uns in einem Garter" foi apenas o início da 2raumwohnung.

Começaram a chamar atenção da cena Pop de Berlim mas foi no segundo single "Nimm mich mit das abenteuer Liebe" que alcançaram o topo da parada alemã. Logo a produção do primeiro álbum foi inevitável.
"Kommt Zusammen" foi lançado em 2001 e traz uma sonoridade eletrônica junto a guitarras acústicas e o aditivo principal a voz de Inga.



Em 2002 a dupla lança "In wirklish" e mantém o mesmo conceito do primeiro disco. Com esse trabalho eles conquistam em 2003 a "Dance Music Award" importante premiação alemã. O álbum "Es Wird Morgen" vem em seguida e eles partem em sua primeira tournê que passou pela Alemanha e Europa.
Em 2007 foi lançado "36 Grad" , que garantiu a dupla posição nas paradas de mais vendidos por bastante tempo, tanto na Alemanha como na Áustria e Suiça. O single "36 Grad" se tornou um grande hit no verão naquele ano.

Em 2009, surge o sexto disco "Lasso" que ganhou muita repercussão com o single "Der Letzte Abend auf der Welt" - A última noite do mundo.

Mas é no disco "Melancholic Schön" que o 2raumwohnung inova no cenário musical da Alemanha em 2005 e é sem dúvida seu mais incrível trabalho. Eles se inspiram na Bossa Nova Brasileira. Já conheciam a nossa música através do cantor Celso Fonseca que morava na Bélgica mas depois de conhecerem Salvador e a bossa de João Gilberto sentiram que algo estava por vir.
Se encantaram tanto pela Bossa Nova que decidiram gravar um álbum com essa sonoridade independente das dificuldades.
O disco foi um dos mais vendidos da dupla e levou aos alemães um estilo musical desconhecido para muitos por lá. Transmitiram mais do que apenas música. Fizeram chegar na Alemanha nosso jeito leve e descontraído de fazer música. Um importante crítico alemão chegou a classificar o disco como a "Ipanema no inverno alemão".



A música "Ich Weib Warum"  faixa do disco "In Wirklish" de 2002, define bem o estilo eletrônico da dupla e a sua importante colaboração na cena musical da Alemanha...


Cenas do DVD 36 Grad de 2008...


Fotos e videos: 2raumwohnung divulgação

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

(((d-_-b))) Zolani Mahola e a Freshlyground


Faz tempo que observo a música africana, seus ritmos contagiantes e viscerais temperados com muita percussão e originalidade. Foi paixão de primeira quando fui apresentado ao video de "Pot Belly". A voz de Zolani Mahola e a "Freshlyground" trazem um "refresh" ao cenário musical do seu país de origem a Africa do Sul.

Blues e Jazz se misturam ao folk africano que ganham destaque na sonoridade da banda. Seu estilo ainda incorpora elementos da música tradicional Sul-africana como o "Kwela" e traz características do "Indie Rock". Bons motivos para se ouvir os 4 álbuns de estúdio da "Freshlyground".


Depois do lançamento do disco de estréia "Jika Jika" no início de 2003, a banda se afirmou como um dos rostos jovens e vibrantes do continente Africano. Tocaram ao lado de "Miriam Makeba", "Stanley Clark" e "Femi Kuti" no Festival de Jazz da Costa Norte realizado na Cidade do Cabo e gravaram com Shakira "Waka Waka" a música oficial da copa do mundo de 2010 onde ganharam projeção mundial. Começa a última semana do ano e venho ouvindo muito essas duas faixas que me trazem boas energias. "Pot Belly" é do disco "Ma' Cheri" de 2007 e "Fire is Low" do último disco da banda "Radio Africa" lançado em 2010.



Foto e video: Freshlyground divulgação

sábado, 24 de dezembro de 2011

(((d-_-b))) Michael Bublé no Natal


A primeira vez que ouvi o som de Bublé me lembrou Fred Astaire. Canadense, filho de uma família de pescadores, foi influenciado musicalmente desde menino pelo seu avô, amante do Jazz e começou a ganhar projeção no cenário musical no início dos anos 2000. Foi vencedor do "Grammy" 3 vezes e já vendeu cerca de 30 milhões de albuns no mundo e mais de 10 milhões somente nos Estados Unidos.

"Christmas" é o seu quinto disco de estúdio e foi produzido por David Foster (que também produziu Seal em "Soul") tem 18 faixas e reúne cássicos gravados por uma infinidade de cantores mas que na voz de Bublé ganham um tom e um toque especial. "Jingle Bells" ficou divertida com a feliz participação do trio londrino "The Puppini Sisters" mas em "Ave Maria" interpretada em italiano o cantor emociona.


A canção que mais curti no disco foi "Holly Jolly Christmas" que me vem em mente aquele frio americano onde as pessoas vão para as ruas com suas famílias para brincar na neve e aproveitar a paisagem. Penso nos meus pais e minha família que me proporcionaram tantas alegrias nessa data e agora estão longe. Mando daqui, o meu melhor abraço aos meus, porque dizem que o abraço é o que tem de mais íntimo, pois aproxima os corações.

Se existe alguma dúvida do que ouvir nessa noite tão especial que deve ser também saboreada com boa música, fica a dica...Michael Bublé - Christmas.
Um feliz Natal a todos!

 

Foto e video: Michael Bublé divulgação

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

(((d-_-b))) Skye Edwards a voz do Morcheeba


A voz da cantora Skye é de uma leveza incrível e soa sem esforço algum. Começou a frente da banda "Morcheeba" nos anos 90 até 2003 emplacando grandes canções como "Moog Island", as de maior profundidade "The sea" e "Otherwise", entre tantas outras. A cantora foi mesmo a jóia que fazia a banda brilhar.

Depois partiu para carreira solo sem muita projeção, mas no ano passado teve o convite de voltar a banda e não hesitou...ainda bem! Grava então com os parceiros Paul e Ross Godfrey o disco "Blood Like Lemonade" que é um dos melhores trabalhos da banda. O disco agrada aos fãs da "Morcheeba" e supreende aqueles que estão conhecendo o som do trio. Traz uma sonoridade mais calma, um clima "Chill Out" misturando eletrônico a elementos mais orgânicos passeando também pelo Blues e Folk com a presença das guitarras como em "Mandala" e "Even Though".


"Blood Like Lemonade" a faixa título do disco é uma delíciae e como em "Crimson" e "I am the Spring", revelam uma Skye mais sofisticada, buscando sentimentos mais profundos no seu canto. A arte do disco é um pouco duvidosa mas o que vale mesmo é o som. Aqueles feitos para se ouvir e curtir da primeira a última faixa atentos ao bom gosto da banda.


A música "Even Though" ganha uma versão acústica nessa gravação em estúdio para uma rádio francesa. A voz de Skye preenche cada espaço e em alto e bom som, essa gravação pontua a suavidade da cantora.



Foto e video: Skye Edwards e Morcheeba divulgação

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

(((d-_-b))) Zélia Duncan


"Pelo Sabor do Gesto em Cena" é o novo DVD e CD de Zélia Duncan que comemora seus 30 anos de carreira melhor do que nunca. A cantora atingiu uma maturidade musical que é para poucas...expandiu seu repertório e abriu um leque de parcerias que passeiam nos seus discos sempre dando um tom especial ao seu trabalho.

No DVD, a cantora antenada no mundo da música, recebe os amigos Fernanda Takai, Paulinho Moska, Christiaan Oyens e convidados e tem uma presença de palco e uma força em cena impressionante. Zélia saboreia cada gesto, palavra e música, nesse quarto registro ao vivo, sem perder a delicadeza do CD que gerou o show.


Me encontrei com Zélia no ano passado, quando veio a Floripa que nos recebeu dizendo: "Sabe qual a primeira coisa que eu disse quando desci do avião? Coloca na Itapema fm"! Um abraço apertado, um sorriso largo, Zélia Duncan é parceira musical da Itapema fm e já esteve com a gente e gravou algumas canções exclusivas nos estúdios da rádio. O show era um "Sunset" na praia Brava onde a platéia em coro acompanhava algumas canções e depois estasiados, fizeram ela voltar três vezes para o bis. Zélia Duncan é uma força da natureza e o lugar colaborou bastante.


"O Tom do Amor" é um dos melhores momentos do DVD.
No video a gravação da canção nos estúdios da "Biscoito Fino".




Foto e video: Ligia Gastalgi (Praia Brava) e Zélia Duncan divulgação

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

(((d-_-b))) Sade no Brasil


A cantora de origem Nigeriana Sade sempre disse que queria vir ao Brasil e finalmente cumpriu o prometido. No final de Outubro, ela se apresentou no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Sade foi confirmada a muito tempo nos anos 90, como uma das atrações do extinto "Free-Jazz Festival" mas desmarcou seu show por problemas de saúde.


Lançando a coletânea "The Ultimate Collection" , onde a maior surpresa foi a inclusão de 3 faixas inéditas (destaque para "Love is Found") junto aos seus sucessos e o disco "Soldier of Love" seu mais recente album de inéditas, Sade (que na verdade é o nome da banda) é única quando se pensa em uma voz que toca o coração. Se alguém já foi tocado pela sua música pode esperar ser projetado pela sua doçura para sempre!


"Soldier of Love" é uma obra de arte. Mostra uma cantora madura consigo e sua música. Mãe da menina "Ayla Adu" que participa dos vocais de "Babyfather" que é um dos melhores momentos do álbum, também emociona na visceral "Skin" e "In Another Time" e a vibrante faixa que dá nome ao disco. Mas é em "Morning Bird" e em "The Safest Place" onde posso constatar que o canto é mesmo um dom de Deus.


Desde 1984 quando lançou seu album de estréia "Diamond Life", Sade é uma das vozes mais elegantes do mundo pop, já vendeu mais de 50 milhões de discos e ganhou vários prêmios, como o Grammy que foi vencedora 4 vezes. Vale muito conferir toda a obra da cantora e perceber a evolução de uma artista sempre em destaque no mundo da música com mais de 25 anos de carreira. Sade publicou no seu site oficial imagens do seu novo show, seu próximo lançamento em DVD:


Nas cenas de produção do disco, a cantora aparece com sua fiel banda (que a acompanha desde o começo) mostrando o processo de criação e gravação em estúdio num clima bem descontraído, como irmãos mesmo ou amigos de longa data. Recheado de depoimentos, esse video é quase que uma raridade, já que trata-se de uma artista que gosta de privacidade e o aconchego de sua casa.




Fotos e videos: Sade divulgação

domingo, 18 de dezembro de 2011

(((d-_-b))) Jamiroquai in my Sunset


Desço do estúdio por alguns minutos para ver na minha frente o que tava apreciando pelos vidros. Um fim de tarde impecável nesse domingo. Respiro fundo e começo a pensar em "Blue skies" na voz de Jay Key que combina perfeitamente com todas as cores que vejo.


O disco "Rock Dust Light Star" é um dos melhores trabalhos dos ingleses do "Jamiroquai". Mais orgânico, o disco foi todo concebido democraticamente pela banda que participa mais ativamente do processo de gravação e merece toda a atenção...muita qualidade e um Jay Key mais relaxado nos vocais do que de costume. Entre as melhores do disco estão "Blue Skies", a bela canção "Never Gonna Be Another" e "Smoke and Mirrors" que lembra o swing do mestre Stevie Wonder. Imprescindíveis ao phone de ouvido.

A ensolarada "Blue Skies" ganha mais destaque no video, onde Jay aparece sozinho, curtindo o vento no rosto, olhando o céu azul e deixando a poeira pra trás. Uma das melhores canções que já ouvi da banda. Ilumina tudo a minha volta...como o sol...que toca a pele.





Foto e video: Jamiroquai divulgação

sábado, 17 de dezembro de 2011

(((d-_-b))) Destroyer


Dan Bejar e a sua "Destroyer" e o belo álbum "Kaputt". Parece um disco feito pra ser curtido passeando de carro em um belo cenário ou ainda admirando o mar que vem com uma força incomparável e morre com delicadeza na praia. Tem um clima tranquilo, passeando pelo pop, folk e um som experimental onde as músicas ganham um toque sofisticado de bossanova como em "Suicide Demo for Kara Walker" que começa leve e quase nostálgica em um solo e uma flauta, mas em "Chinatown" o folk toma conta e é um dos melhores momentos do disco.


Em "Bay of Pigs" uma boa dose de musica eletrônica, em "Poor in Love", "Song for America" e "Kaputt" percebe-se uma certa influência do final da década de 70 com uma  fusão de Rock e Rhythm and blues , e em "Savage Night at the Opera" eles revisitam os anos 80 numa batida new-wave junto a guitarras e violões.


O disco é uma delícia e tempera paisagens musicais. Se algum dia pretender caminhar em um parque dentre folhas de outono ou simplesmente ouvir boa música, eu recomendo: Kaputt.



Foto e video: Destroyer e Batelco divulgação

(((d-_-b))) Superheavy



Não é surpresa pra ninguém que grandes artistas se juntem em prol de projetos que muitas vezes visam angariar fundos por uma grande causa ou até mesmo simplesmente por um bem em comum: música!

Reunir nomes como Mick Jagger, Dave Stewart (parceiro de Annie Lennox no Eurythmics), Joss Stone, Damian Marley (filho mais novo de Bob Marley) e A. R. Rahman (considerado como o mais promissor compositor do mundo), foi uma jogada de mestre.


Inicialmente o projeto surgiu para promover o lançamento de uma nova plataforma desenvolvida pela Nokia, para os seus smartphones mas o contrato falhou. Mesmo assim o encontro dos músicos foi tão produtivo que decidiram continuar.


Começaram então a produzir o álbum no início de 2009, quando experimentaram um estúdio em Los Angeles, gravando cerca de 35 horas de música onde cada canção tinha a duração de "uma hora e dez minutos" originalmente, antes de serem editadas. Fico imaginando a piração desses grandes músicos quando dão asas a imaginação abusando da criatividade durante esse processo.

O disco saiu em 20 de setembro de 2011. O single de estréia é "Miracle Worker" e a arte de capa é assinada por Shepard Fairey.




Videos e fotos: Superheavy divulgação

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

(((d-_-b))) Marisa Monte


"Cada folha que cair...cada nuvem que passar..."  Essa é uma das frases da música que abre o disco "O que você quer saber de verdade". Uma voz suave e única desliza em letras profundas quase sicatrizadas.


Me veio em mente a obra da cantora que nos presenteava com Candeia em "Preciso me encontrar" e canções incríveis como "Enquanto isso" que divide autoria com Nando Reis, "Maria de Verdade" que inaugura sua parceria com Carlinhos Brown e uma das poucas releituras que gravou em inglês, o clássico de Marvin Gaye "I heard it through the grapevine", essa só em CD em seu primeiro trabalho, o disco MM.


Muito esperei ouvir esse album, tem momentos que não dão pra negar a majestosa voz da cantora como nas faixas "Ainda bem" e "Amar alguém". Bem bacana também é a arte do disco que deu um tom especial ao video de "O que você quer saber de verdade". Essa canção me arrebatou hoje. No video, Marisa caminha pela rua sem rumo e dizendo tudo o que precisa ser dito e sentido no peito. Vivenciar a sensação que um dia escuro e triste acaba e depois o sol nasce pelos olhos e realça as cores de tudo que você quer ver.


Durante o show de lançamento do Itunes Brasil, Marisa Monte lança um EP de 5 faixas, apresenta algumas canções do seu novo álbum e recebe seus convidados Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown, Gustavo Santolla e a Nação Zumbi. O lançamento do novo show da cantora está previsto para o primeiro semestre de 2012. No video uma das faixas do disco novo ao vivo no Itunes "Depois".

 

Foto e video: Marisa Monte divulgação

domingo, 4 de dezembro de 2011

(((d-_-b))) Caro Emerald


O disco de estréia da cantora é cativante e sofisticado, "Deleted Scenes from the Cutting Room Floor" tem um clima retrô, passeando pelo easy-jazz e confesso que me surpreendeu logo de primeira. Ao assistir ao video "Back it up" e constatar a qualidade do trabalho da artista, não consegui parar de ouvir o disco.


O álbum não demorou para alcançar os primeiros lugares das paradas holandesas seu país de origem. Com ritmos clássicos e uma produção atenta ao que acontece agora no mundo da música, o disco é incrível, revela uma cantora que exala simpatia e lembra as grandes divas do jazz no seu trabalho de estréia. Um delicioso clima de cabaré dos anos 30 e um estilo, tanto no visual como em sua obra, que merece destaque.

O video do primeiro single de Caro Emerald, que se formou em canto no conservatório de Amsterdam, "Back it up" tem um clima vintage, citando o cinema americano em sua era de ouro e é muito envolvente. Caro Emerald e sua música soam como um sopro de vida e esperança para quem aprecia música de qualidade como uma iguaria. 




Foto e video: Caro Emerald divulgação

sábado, 3 de dezembro de 2011

(((d-_-b))) Simply Red se despede lançando DVD


A banda inglesa Simply Red liderada pelo vocalista Mick Hucknall foi formada em 1984 na cidade de Manchester e realizou uma longa e bem sucedida jornada musical até a sua despedida no ano passado.
O DVD "Simply Red - Farewell Live In Concert At Sydney Opera House" é um registro indispensável para os que apreciam a obra dessa banda que teve uma das maiores vozes de sua geração.


No show, eles passeiam pelos seus grandes sucessos mas quem conhece mesmo sua musicalidade pode até apostar que as canções foram escolhidas a dedo e pontuam cada momento em que Mick Hucknall se sente a vontade no palco. Ele partiu para carreira solo mas deixa um legado de mais de 25 anos de música.


"Home" me lembra meus passeios por Cabo Frio e Búzios e me faz voltar no tempo...minha casa...no aconchego da família e dos amigos. Essa música é uma das melhores já produzidas pelo Simply Red, o que é difícil de se dizer pois gosto de muitas e acompanho os álbuns da banda desde o início. Mas sempre que escuto, me emociona e lava a alma.


Foto e videos: Simply Red & Mick Hucknall divulgação