sábado, 28 de julho de 2012

(((d-_-b))) Jojo Effect


Uma feliz idéia salvar "Marble Tunes" no Ipod para uma caminhada ao pôr do sol. Esse incrível terceiro trabalho dos alemães da Jojo Effect é um delírio e inevitavelmente levanta o humor e enche de vida qualquer ambiente.
Exuberantes no melhor estilo "Chill-out" e "Nujazz", o disco prima pelos suaves ritmos latinos bem equilibrados na fusão com o Swing Eletrônico.


Jojo Effect foi fundada em novembro de 2005, pelos produtores alemães e multi-instrumentistas Jaycay (Color Blind, Jazz Expo & Joy, Makoma) e Maxim Illion (Club des Belugas), e as duas vocalistas Anne Schnell e Brenda Boykin.


Na Alemanha Anne Schnell também é conhecida por seu trabalho como atriz de TV e modelo. O jazz californiano da senhora Brenda Boykin vem iluminar a banda pois trata-se de uma voz respeitada no cenário musical que já atuou ao lado da Club des Belugas e Al Jarreau, só para citar alguns. Em 2005 ela recebeu o prêmio de melhor vocalista no "Montreux Jazz Festival".


Bacana conhecer toda a obra dos caras para conjurar um largo sorriso no rosto. Além de música de qualidade, o disco "Marble Tunes" conta com as participações de grandes artistas como Bajka e Iain Mackenzie todos com a assinatura do selo "Chinchin Records".



Foto e video: Jojo Effect divulgação

quarta-feira, 11 de julho de 2012

(((d-_-b))) Tomaz Di Cunto ou Simplesmente Toco


Passear pela ilha me proporciona imagens e sensações inexplicáveis e cada vez mais tenho a certeza de que Floripa é uma terra abençoada. Claro que boa música é indispensável. Um dia ensolarado e azul foi a paisagem perfeita para conhecer o som do paulistano Toco.
"Outro Lugar" é o segundo álbum do cantor. Conhecedor e admirador apaixonado pela Bossa Nova, ele absorveu as características das harmonias e com muito estilo lançou um disco belo e contemporâneo. A contribuição excepcional de Roberto Menescal, o maestro, um dos pioneiros da Bossa Nova, foi uma fonte preciosa de inspiração.


Produzido por Stefano Tirone (S-Tone Inc.), o disco foi finalizado em Milão mas a maioria das faixas foram gravadas no Rio de Janeiro, precisamente no estúdio de Menescal com as participações de alguns dos melhores músicos cariocas como o baixista Adriano Giffoni e o pianista Adriano Souza além das vozes das cantoras Rosália de Souza e a francesa Coralie Clément.


Todos esses elementos contribuíram para dar ao álbum o sabor exato que o artista e produtor queria: se inspirar no passado, mas criando um som novo e moderno levemente temperado no melhor estilo "Chill Out", cheio de grooves que perfeitamente se unem aos instrumentos acústicos. Várias músicas do álbum merecem destaque, desde a faixa título "Outro Lugar" que começa suave ao violão evoluindo em clima bossa, a incrível e instigante "Samba Noir" e a ensolarada "Litoral". "Zum Zum", é uma releitura já interpretada pelo grande Edu Lobo que ganha um toque especial destacando a participação de Donatinho, filho de João Donato.

Certamente a canção mais marcante do álbum é "Samba Noir", co-escrita por Stefano Tirone. Um bom exemplo de como a "MPB" cria direções futuras partindo de seu próprio passado. Com "Outro Lugar" Toco afina o coro da boa música brasileira, num álbum que revela pesquisa musical e um preciso equilíbrio entre o clássico e o moderno.



Foto e video: Toco divulgação

terça-feira, 10 de julho de 2012

(((d-_-b))) "Say Yes" Terceiro Trabalho de Iyeoka Okoawo


Americana e filha de nigerianos, a cantora, poetisa e ativista Iyeoka canaliza sua cultura e as influências ancestrais no seu trabalho. Iyeoka em dialeto africano significa "Eu quero ser respeitada".
Começou sua carreira musical, fundando o grupo "The Rock by Funk Tribe", misturando sua poesia com jazz, blues, funk e gospel. Seu primeiro disco "Black and blues" veio em 2004, no selo "Phanai Records" e, em seguida, começou a excursionar e fazer inúmeras aparições em álbuns de outros artistas.


Em 2007, Iyeoka lançou seu segundo álbum de poesia e música “Hum The Bass Line”.  Nesse mesmo ano, a cantora foi convidada para uma releitura de uma das músicas do U2 "Desire" para a compilação “In The Name Of Love: Africa Celebrates U2" onde os artistas africanos celebram a arte da banda Irlandesa. O álbum contou com vários nomes importantes da cena musical Africana como: "Angelique Kidjo", "Les Nubians" e "Vieux Farka Toure". Os lucros foram em benefício ao "The Global Fund".


Decidida em transformar seu som, ela começa a trabalhar com o produtor David Franz para criar músicas mais tradicionais. A nova abordagem traz elementos pop, R&B, dance e hip hop criando uma atmosfera mais eletrônica em sua música.

Em novembro de 2010, Iyeoka lançou seu último trabalho, "Say Yes" com nove músicas e dois poemas. Um belo trabalho onde se percebe a evolução da artista. Mesmo antes do lançamento do álbum, a primeira canção, “The Yellow Brick Road Song” foi apresentada em séries de TV ganhando destaque na rede "HBO".
Iyeoka é uma cantora lírica poderosa de muito talento e uma contadora de histórias onde as palavras ganham força em forma de canção.




Foto e video: Iyeoka divulgação