Passear pela ilha me proporciona imagens e sensações inexplicáveis e cada vez mais tenho a certeza de que Floripa é uma terra abençoada. Claro que boa música é indispensável. Um dia ensolarado e azul foi a paisagem perfeita para conhecer o som do paulistano Toco.
"Outro Lugar" é o segundo álbum do cantor. Conhecedor e admirador apaixonado pela Bossa Nova, ele absorveu as características das harmonias e com muito estilo lançou um disco belo e contemporâneo. A contribuição excepcional de Roberto Menescal, o maestro, um dos pioneiros da Bossa Nova, foi uma fonte preciosa de inspiração.
Produzido por Stefano Tirone (S-Tone Inc.), o disco foi finalizado em Milão mas a maioria das faixas foram gravadas no Rio de Janeiro, precisamente no estúdio de Menescal com as participações de alguns dos melhores músicos cariocas como o baixista Adriano Giffoni e o pianista Adriano Souza além das vozes das cantoras Rosália de Souza e a francesa Coralie Clément.
Todos esses elementos contribuíram para dar ao álbum o sabor exato que o artista e produtor queria: se inspirar no passado, mas criando um som novo e moderno levemente temperado no melhor estilo "Chill Out", cheio de grooves que perfeitamente se unem aos instrumentos acústicos. Várias músicas do álbum merecem destaque, desde a faixa título "Outro Lugar" que começa suave ao violão evoluindo em clima bossa, a incrível e instigante "Samba Noir" e a ensolarada "Litoral". "Zum Zum", é uma releitura já interpretada pelo grande Edu Lobo que ganha um toque especial destacando a participação de Donatinho, filho de João Donato.
Certamente a canção mais marcante do álbum é "Samba Noir", co-escrita por Stefano Tirone. Um bom exemplo de como a "MPB" cria direções futuras partindo de seu próprio passado. Com "Outro Lugar" Toco afina o coro da boa música brasileira, num álbum que revela pesquisa musical e um preciso equilíbrio entre o clássico e o moderno.
Foto e video: Toco divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário