quinta-feira, 2 de agosto de 2012

(((d-_-b))) O Produtor Musical Ajad na Trilha para a CIA de Dança Italiana Kataklò


Assisti ao espetáculo "Play" da Companhia de Dança Italiana Kataklò e fiquei não só impressionado com a qualidade do show mas pricipalmente com a trilha sonora. A perfeita união de música, esporte e dança, tudo muito bem afinado com a assinatura do produtor musical Ajad.Um artista versátil, Ajad é um músico, compositor e produtor que é constantemente envolvido na modalidade de pesquisa de expressão do potencial humano ilimitado. Ele estudou música, psicologia, psicossomática e técnicas praticadas em disciplinas, incluindo: Yoga, Aikido, Zazen, Tantra e Reiki. Experimentou os efeitos da música em condições de privação sensorial, produziu diversas trilhas de relaxamento colaborando com o Departamento de Bio-acústica da Universidade de Pavia, na Itália.


Na trilha sonora criada especialmente para "Play", Ajad construiu uma verdadeira viagem musical junto a coreografia: sons intensos, que vão desde vigorosos momentos épicos a atmosferas irresistíveis de alegria e humor, mantendo sempre um traço comum em um bom trabalho de design de som e cuidadosa investigação das características apresentadas.

Definido como o “manifesto artístico” do Kataklò, "Play" é uma viagem sobre o esporte e seus treinamentos, mostrados com poesia, surpresa e ironia, na fusão surpreendente de dança e ginástica olímpica. A proposta é associar beleza atlética e boa música à dança contemporânea.


Música, iluminação e a própria coreografia são os elementos fortes na estética do Kataklò, mas o que inegavelmente se destaca é a perfeição dos bailarinos/esportistas. Para eles, a vocação olímpica afirma a condição de domínio, rigor e precisão. A dança acrescenta uma roupagem contemporânea, ao mesmo tempo subversiva e sensual, como se estivessem desobrigados de competir e dispostos a celebrar a vida.

A proposta é desfilar várias modalidades esportivas e seus treinamentos. São performances que utilizam artefatos cênicos mais comuns às quadras de esportes: barras, argolas, bicicletas, bolas, traves e raquetes de tênis, como instrumentos de surpresa para o público.


O "Kataklò Athletic Dance Theatre" surgiu em 1995. Deriva do grego e significa “Eu danço dobrando-me e contorcendo-me”. Sediado na cidade italiana de Milão, tinha à frente Giulia Staccioli, campeã olímpica de ginástica rítmica e o marido, Andréa Zorbi, jogador de vôlei, três vezes campeão europeu e duas vezes campeão do mundo. Junto a mais 8 atletas, todos com passagens por importantes competições internacionais e olímpicas, conceberam o primeiro espetáculo, “Indiscipline” em 1996 e sua boa reputação resultou num convite a participar da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Sidney.


Foto e video: Kataklò e Ajad divulgação

Nenhum comentário: