quarta-feira, 27 de junho de 2012

(((d-_-b))) Aaron Neville a Alma dos Neville Brothers ao Lado de Keith Richards na Blue Note Records


O líder da extinta banda "The Neville Brothers" anuncia sua volta pelo selo "Blue Note Records". O disco, produzido por Keith Richards, é uma coleção de clássicos da era "Doo-wop".
"Aaron Neville é um dos mais expressivos artistas de alma soul de todos os tempos. É uma grande emoção ouvi-lo cantar e uma honra recebê-lo para a "Blue Note Records" e de estar envolvido, junto com o lendário Keith Richards, na produção deste álbum". Disse Don Was presidente da gravadora.

Todas as faixas foram escolhidas a dedo por Neville resgatando sua memória afetiva. "Quando eu era criança, doo-wop era como um remédio para mim", diz o músico. "Eu não me importava o que mais estava acontecendo no mundo, enquanto eu poderia cantar junto com Pookie Hudson and The Spaniels, The Flamingos, The Clovers, Sonny Til and The Orioles, Clyde McPhatter, eu era como uma criança em uma loja de doces."

Um grupo estelar de músicos foram reunidos em estúdio na produção do álbum. Além de Keith Richards na guitarra, Greg Leisz na guitarra (Jeff Beck, Sheryl Crow, Bob Dylan, Ryan Adams), Benmont Tench no órgão (membro fundador de Tom Petty e os Heartbreakers), George G. Receli na bateria (Bob Dylan, James Brown) e Tony Scherr no baixo (Bill Frisell, Norah Jones, Rufus Wainwright).
Keith Richards lança sua luz sobre a atmosfera de estúdio e diz: "Esta foi uma "Dreamsession". A banda veio com tudo e Aaron cantava como um anjo. Foi uma honra!"


No final de Abril, Aaron Neville juntou-se a Paul Simon e Wynton Marsalis no "Jazz at Lincoln Center" para o songbook de Paul Simon. Esta foi uma colaboração única e histórica. Durante a carreira de Neville somando 5 décadas, ele tem mostrado uma capacidade camaleônica de executar, colaborar e contribuir para uma ampla gama de gêneros. Um bom exemplo disso é a brilhante participação dos Neville Brothers na série "Red Hot" celebrando a arte de Cole Porter em "In the still of the night"...


Seu último trabalho foi o álbum "I Know I’ve Been Changed" de 2010, uma celebração de esperança as vítimas do furacão Katrina que devastou sua cidade natal Nova Orleans, destruindo a sua própria casa. O disco não tem um só momento de fraqueza, redundância ou arroubos melosos. É o encontro da liturgia com a elegância, é o gospel filtrado pela saculejante e relaxada New Orleans.



Voltando no tempo, seu primeiro sucesso, “Tell It Like It Is”, foi lançado em 1966. Em 69, lançou “Hercules”, talvez sua faixa mais conhecida, e na década seguinte trabalhou com Allen Toussaint.
Com seus irmãos Art, Charles e Cyril, formou o Neville Brothers. O sucesso veio no álbum "Yellow Moon", aclamado pela crítica e pelo público. Na virada da década de 80 para a de 90, gravou com Linda Ronstadt 3 duetos consecutivos: “Don’t Know Much”, “All My Life” e “When Something Is Wrong with My Baby”, ganhando mais prêmios e reconhecimento. Em 2006 ele lançou um dos seus mais importantes trabalhos, o disco "Bring It On Home - The Soul Classics" interpretando clássicos da Soul music.


"I Know I’ve Been Changed" é seu décimo-quinto álbum, e foi produzido por Joe Henry, responsável por álbuns de Elvis Costello, Allen Touissaint e Rodney Crowell. O músico liberou em seu site oficial as cenas de produção em estúdio.


Foto e video: Aaron Neville divulgação

Nenhum comentário: