quinta-feira, 14 de junho de 2012

(((d-_-b))) Madonna MDNA Tour


Com um palco gigantesco, muitas trocas de cenário e figurino a rainha do pop tá de volta na "MDNA Tour". No show, pode-se esperar o que há de melhor no mundo em tecnologia de som e imagem como a inclusão dos maiores telões de LED já usados numa apresentação musical.


Madonna sabe usar sua imagem como ninguém e acerta no alvo quando se trata de marketing. Estrategicamente, já preparando e anunciando sua nova turnê, ela gravou o video "Girl Gone Wild" revisitando alguns dos momentos mais incríveis de sua carreira como a Dominatrix "Dita" de "Erotica", alguns elementos de "Vogue" e "Human Nature" e o clima de fetiche e sensualidade do polêmico "Justify my Love". O video caiu na rede e os fãs imediatamente responderam as provocações da rainha que aos poucos foi compartilhando as fotos dos ensaios da "MDNA Tour".


A abertura do espetáculo, lembra os anos de 89 e 90 de "Like a Prayer". A cenografia gótica e as coreografias abusando do gestual ritualístico soam como uma viagem no tempo. Passeando pelos seus sucessos rearranjados e as novas músicas, o pontual deboche à Lady Gaga e alguns momentos de delírio (no bom sentido), Madonna apresenta um show mais teatral mas aqueles que acompanham suas turnês desde o começo, dividem opiniões.


Ela revisita suas turnês e sua trajetória, atenta a tudo que a cerca hoje. Um olhar maduro e direto.
Os chamados "interludes", videos produzidos especialmente para os telões, são incríveis. Genial a idéia de fazer uma banda de percussionistas flutuarem criando um clima de "cheerleader" e ainda reger o coro da platéia na novíssima "Turn Up the Radio" e a emocionante "Like a Prayer" com um coral de igreja são os momentos altos da "MDNA Tour".


A interessante investida no estilo "Bond Girl" ou pistoleira armada e perigosa em "Revolver" e "Gang Bang", a incursão pelo "slackline" em "Hung Up", a bela versão de "Vogue" e a brincadeira gostosa com os DJ's em "Celebration" também são alguns dos momentos memoráveis da apresentação.


Arianne Phillips, figurinista de Madonna há mais de 15 anos, é a responsável por todos os looks usados na turnê. Entre os modelos criados pela própria figurinista, estão looks no estido medieval e um uniforme de banda escolar. Madonna veste roupas assinadas pelos estilistas e amigos Jeremy Scott e Jean Paul Gaultier.


O figurino desenhado por Gaultier inclui o famoso sutiã de cone, usado na turnê "Blond Ambition" em 1990. Gautier afirmou em recente entrevista que a idéia era criar uma versão 3D do sutiã. "O que fiz não é o icônico corselete mas uma representação 3D que mistura couro e metal".


Em todos os seus shows, Madonna exibe um vídeo interlude entre um bloco e outro provocando uma reflexão mais profunda do público e dessa vez o tema foi bullying. O polêmico "Nobody Knows me" é um dos pontos altos da MDNA Tour.


A nova turnê começou em Tel Aviv, em Israel, e passará por mais de 32 países, incluindo o Brasil totalizando cerca de 90 apresentações.


Em Paris, fez um pocket-show, uma versão reduzida da MDNA Tour em homenagem à França. Apresentou 9 músicas, sendo que duas delas inéditas, criadas especialmente para esse evento: Beautiful Killer foi combinada ao arranjo de Die Another Day e a clássica música francesa Je T’Aime, Moi Non Plus.


O show no Olympia foi planejado como sendo um sincero agradecimento à França. Um meio de homenagear os artistas franceses e sua colaboração e amor a arte.


Em sua passagem pela Itália, Madonna na companhia de seu amigo de longa data, o fotógrafo Tom Munro, gravam o video "Turn Up the Radio" passeando pelo centro de Florença e às margens do rio Arno. Haja "fôlego" para fazer o show, ensaiar e passar o som e ainda produzir um videoclipe em plena turnê, mas isso, a rainha do Pop tem de sobra!


 Foto e video: Madonna divulgação

Um comentário:

Anônimo disse...

Um verdadeiro especialista em Madonna! Tudo!! Eu queroooooo......