sábado, 30 de junho de 2012

(((d-_-b))) Melody Gardot


Entre bolhas de sabão numa banheira rodeada de homens bem trajados dançando ao seu redor, o video de "Baby I'm a Fool" é uma bela introdução ao som da cantora americana Melody Gardot. O video traz uma atmosfera vintage, elegante e envolvente mas o que mais importa mesmo é a voz dessa incrível cantora, que descobriu seu talento através da músicoterapia depois de sofrer um grave acidente de carro. Muitas foram as sessões de fisioterapia mas o que sustentou sua recuperação foi a música.


Sua carreira foi motivada pelo seu médico, preocupado com as sequelas do traumatismo craniano sofrido no acidente. Com 19 anos, antes de se acidentar, Melody Gardot já tocava piano em bares mas impossibilitada de chegar perto do piano devido à sua condição, ela começou a compôr na guitarra dedicando-se à música como forma de terapia. Gravou algumas músicas quando ainda estava de cama, incapaz de caminhar. Como resultado, foi lançado o EP "Some Lessons - The Bedroom Sessions", em 2005.


O seu primeiro álbum, "Worrisome Heart", uma continuação do EP, surge numa edição independente em 2006, relançado em 2008 pela "Verve Records". Um disco melancólico mas para os ouvidos mais atentos, a surpreendente sonoridade revela uma promissora e criativa cantora, que ilumina a cena jazzy atual. A faixa título é um bom exemplo disso. Num festival de jazz no Japão, Melody Gardot fez uma releitura impecável de "Worrisome Heart".


O álbum "My One and Only Thrill", seu segundo trabalho, veio em 2009. Aclamado pela crítica, conquista espaço no cenário musical sendo nomeado para 3 "Grammy Awards". Os arranjos de cordas foram assinados por Vince Mendoza e a produção de Larry Klein, ambos conhecidos pelos trabalhos com a cantora Joni Mitchell. A deliciosa releitura do clássico "Over the Rainbow", o clima vintage sofisticado de "Baby I'm a Fool" e à francesa em "Les Etoiles" são os destaques e temperam o álbum.


Melody Gardot descreve o novíssimo "The Absence" como um álbum fortemente influenciado pelas suas viagens ao deserto de Marrocos, aos bares de tango em Buenos Aires, as praias do Brasil e nas ruas de Lisboa. Ela esteve 6 meses em Lisboa no ano passado e encontrou em Alfama o refúgio para escrever e compor.


O disco surpreende pelo tom pop-globalizado criado por Melody e o produtor brasileiro Heitor Pereira (Heitor TP - guitarrista da banda de Mick Hucknal, a "Simply Red"). Fica clara a influência brasileira em um clima bossa, desde os primeiros acordes de "Mira", faixa que abre o disco. Em "The Absence", Melody Gardot esbanja classe e escreve um novo e diferente capítulo em sua carreira.


Foto e video: Melody Gardot divulgação

Nenhum comentário: