sábado, 27 de outubro de 2012

(((d-_-b))) Fernanda Takai Fundamental


Depois de tanto tempo ao lado da banda Pato Fu, a cantora Fernanda Takai aposta em projetos solo alcançando a merecida repercussão e popularidade como artista, instrumentista e letrista.
Um convite de última hora causou o primeiro encontro com Andy Summers (The Police). Apaixonado por bossa nova e pelos ritmos brasileiros, ele estava no Rio de Janeiro, em 2010, gravando o DVD "United Kingdom of Ipanema", com Roberto Menescal e outros músicos. Foi quando ouviu "Onde Brilhem os Olhos Seus", o primeiro disco solo da cantora, onde ela interpreta canções que ficaram famosas na voz de Nara Leão, despertando a atenção do músico inglês, que a convidou para acompanhá-lo em "Insensatez" de Tom Jobim. Summers compõs algumas canções com a voz dela em mente e queria que fizessem um álbum completo. O resultado desse reconhecimento foi o novo trabalho, "Fundamental".


Fernanda recebeu 18 músicas, depois mais 7, mas só 11 faixas entraram no disco, 5 em português, por sugestão da cantora que contou com a parceria de Zélia Duncan e do marido e integrante do Pato Fu, John Ulhoa para ajustar e colaborar com o projeto. As gravações de voz aconteceram em fevereiro, na Califórnia, ela passou 11 dias no estúdio para registrar todas as músicas em inglês, as cinco versões em português e uma versão da canção que dá nome ao trabalho, em japonês.


Tive a oportunidade de receber Fernanda Takai no estúdio da Itapema Fm comigo abrindo o "Fim de Tarde Itapema" em clima de voz e violão na canção "Debaixo dos caracóis dos seus cabelos" quando veio para o show "Luz Negra" inspirado no disco "Onde Brilhem os Olhos Seus". Fui surpreendido com sua simpatia e generosidade quando me convidou para um dueto durante sua participação na rádio e depois, mais tarde, no show. Claro que aceitei.


O DVD "Luz Negra" é um registro muito bem produzido do show que percorreu diversas cidades do Brasil e também no Japão, conquistando público e crítica.  
O trabalho ganhou o VMB (Video Music Brasil) na categoria Melhor Artista de MPB e o Prêmio Bravo! Prime de Cultura na categoria Melhor Show, ambos em 2009. Em 2010, levou o prêmio de Melhor DVD no Prêmio da Música Brasileira.


Essa semana, Fernanda Takai e Andy Summers foram os convidados do projeto "Itapema Convida" onde Pedro Leite, Coordenador da rádio Itapema FM, mediou o bate-papo, que foi conduzido por perguntas feitas pela própria platéia, e pontuado por músicas do repertório da cantora que atendeu a pedidos em "Message in a Bottle" do The Police, e até mesmo uma versão em japonês da canção "O Barquinho". O músico Marcos Suzano (que toca no disco), mago da percussão, estava presente e foi convidado a subir ao palco completando o time. Que maravilha de noite! A praia de Jurerê Internacional foi o cenário perfeito para esse encontro.


Apresentações no exterior, só no ano que vem. O show passa pelas principais cidades brasileiras até ter uma pausa, já que Summers vai se dedicar a um documentário e Fer­­nanda volta a gravar com o Pato Fu. Nas gravações do disco "Fundamental", o registro desse encontro que segundo a cantora, é só o começo!


Foto e video: Fernanda Takai e Itapema Fm divulgação

Um comentário:

Marina disse...

Muito legal. <3 Ver os dois juntos e de pertinho foi tudo de bom. *-*