segunda-feira, 29 de outubro de 2012

(((d-_-b))) Mick Hucknall Revela suas Raízes em American Soul


Quando acabou o Simply Red em 2010, Mick Hucknall arregaçou as mangas e começou a trabalhar em um disco de composições originais, vale lembrar que ele era o único compositor da banda. Logo, recebe um convite de Ronnie Wood, dos Rolling Stones, para substituir Rod Stewart em um concerto beneficente que ele faria com sua antiga banda, "The Faces".

Ao mesmo tempo, Charlie Watts, também dos Stones, chamou Mick para cantar algumas canções na banda de "Boogie Woogie" dele. O elo entre essas participações foi justamente um repertório de "R&B" clássico. Quando terminou seu primeiro disco, Mick percebeu que gostava tanto de fazer estas releituras que veio a pergunta: Por que não gravar um disco revisitando canções antigas de "R&B"?
Assim tem início uma verdadeira jornada para elaborar essa coletânea junto ao produtor Andy Wright.
Mick começou a colecionar discos desde quando tinha 11 anos, então pesquisou seus favoritos e fez uma pequena lista, depois começou o árduo trabalho de filtrar tudo para chegar ao resultado final.


Mick Hucknall se apresentou com o Simply Red por 25 anos, em uma nova fase, sentiu que precisava dar um passo adiante e produzir algo novo. A banda fez uma grande turnê de despedida em 2010 (citados anteriormente aqui no BLOG) e desde então Mick vem compondo e gravando. Trata-se de um caminho natural na carreira solo do cantor que estreou com um disco em homenagem ao bluesman "Bobby Bland", em "Tribute to Bobby", lançado em 2008, quando o Simply Red ainda existia. O destaque é "Farther up the Road" (no video a especial presença de Jools Holland ao piano).


Em “American Soul”, os covers escolhidos são os mesmos que os Stones e os Beatles interpretavam nos anos 60: Arthur Alexander, Otis Redding, Jimmy Reed... Caras que foram os alicerces do Rock'n'roll. Sem o "R&B" americano, não haveria Stones, ou Beatles, ou Hendrix ou Led Zeppelin. O interessante a se observar nesse novo trabalho é o cuidado do cantor ao interpretar as canções, ciente de que está em 2012, não em 1963. Antenado e experiente, deu aos clássicos da "Stax" e da "Motown" uma sonoridade mais contemporânea, abraçando suas raízes sem decepcionar seus fãs.


O primeiro single é a canção de Otis Redding "That's How Strong My Love Is" que reflete a alma do disco (Lançada ao vivo no "Live in Hyde Park" como convidado da "BBC Radio 2"), entre outras pérolas como "I’d Rather Go Blind" e "Don’t Let Me Be Misunderstood".


 Mick Hucknall se apresentou recentemente no "Ceará Music Festival 2012" levando o público brasileiro ao delírio com seus antigos sucessos e o novíssimo “American Soul”. O músico Inglês revelou em entrevista que adora voltar ao Brasil, um dos seus lugares favoritos para tocar. Estiveram aqui, pela primeira vez, em 1988. Disse que um dos momentos mais marcantes de sua carreira foi tocar para mais de 120 mil pessoas no Rio, todos cantando em coro “Holding Back The Years”. Sua paixão pelo Rio de Janeiro resultou na escolha da cidade maravilhosa para as locações do video de “Sunrise”.


"Wonderland" é um dos clássicos da Simply Red, ganhou um clima acústico ao piano no DVD "Stars Classic Albums" que conta a história desse antológico disco. Nessa versão o destaque é a voz pura de Mick Hucknall. Entenda porque ele é considerado um dos maiores vocalistas de sua geração.


Foto e video: Mick Hucknall e Simply Red divulgação

Nenhum comentário: