terça-feira, 30 de outubro de 2012

(((d-_-b))) Projeto CComa Renova a Música Brasileira ao Som de Tambores, Jazz e Música Eletrônica


Nascido nas montanhas do Sul do Brasil, o projeto do trompetista Roberto Scopel e do percussionista e produtor Swami Sagara, embalados pela sonoridade tupiniquim e tribal, flertam com ritmos latinos e atravessam oceanos para chegar à África e aos recantos do Marrocos nessa precisa união do jazz com a música eletrônica e os tambores. As especiarias do país tropical com "approach eletrônico", introduzindo o raro "Hang Drum" ao trompete, criando o que eles chamam de "Future Jazz".


Meu amigo, Dj e produtor Thon Soriedem, me apresentou o álbum "Peregrino", terceiro trabalho do "Projeto CComa" e de lá pra cá não paro de ouvir. Uma notável capacidade de inovação que foge do óbvio e de rótulos afirmando a construção de um estilo próprio, uma assinatura.


O disco de estréia veio em 2009 "Das CComa Projekt" mas em 2010, foram indicados ao Prêmio da Música Brasileira 2012, em "Melhor Álbum Eletrônico", pelo disco "Incoming Jazz".


Produziram o celebrado documentário "Profissão Músico" em 2011 em parceria com o cineasta colombiano Daniel Vargas. O filme, adquirido pelo Canal Futura, foi realizado nas ruas do Brasil, Colômbia, Uruguai, Alemanha e Grécia. O projeto foi buscar depoimentos de músicos e produtores: Djs como Anderson Noise e Ravin, músicos como Edgar Scandurra, Fernando Catatau, Naná Vasconcelos, e Pedra Branca. Eles contam como fazem sua vida e sua profissão e ainda comentam as mudanças que aconteceram na música após a revolução causada pelo MP3 e pelo download gratuito.


Um time de primeira foi convidado para "Peregrino", o CComa contou com o recifense Di Melo (O Imorrível), que contribui com seus vocais no afrobeat “Xangô é Rei”, os vocalises de Zeca Baleiro, reverenciando suas raízes em “Cosmopolita”, Luciano Sallun, que toca baglama em “Grand Bazaar”, e o DJ e produtor Moises Matzenbacher, que assina a co-produção do CD.


A arte do disco é um detalhe à parte. A artista argentina radicada em Londres Kinska Ch, colabora entrando em sintonia com o universo estético multicultural e multireferencial do duo.


Foto e video: Projeto CComa divulgação


Nenhum comentário: