sexta-feira, 26 de outubro de 2012

(((d-_-b))) Os Pet Shop Boys Lançam Elysium


Não é novidade que a música eletrônica ganhou dimensão e saiu das pistas em diversas direções, do jazz ao soul e até a bossa nova. As releituras dão um ar sofisticado e novo ao mercado musical a algum tempo mas o fato é que esses caras são a "pré-história" dessa história.

Os Pet Shop Boys são considerados por muitos um dos grandes nomes da música pop eletrônica devido às letras inteligentes e à ousadia de muitos de seus arranjos.
A dupla Neil Francis Tennant e Christopher Sean Lowe se conheceram em 81, numa loja de discos, Neil trabalhava como crítico musical e Chris estagiava como arquiteto. O curioso é que de um simples bate-papo sobre gostos musicais surgiram os Pet Shop Boys, inspirados por seus melhores amigos que trabalhavam numa loja de animais de estimação em Londres.


De lá pra cá foi uma coleção de sucessos e singles e a obra não pára por aí, produziram discos e faixas colaborando para nomes como Dusty Springfield, Robbie Williams, Elton John e Madonna e ainda trilha para o balé "The Most Incredible Thing" baseado no conto do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, onde nunca a trilha sonora de um balé soou tão contemporânea e flertou tanto com o universo da "dance music".
Em Abril de 2009, eles foram homenageados no Brit Awards, fizeram uma apresentação histórica ao lado de Lady Gaga e Brandon Flowers do The Killers.


Agora com 11 discos de estúdio e 30 anos de carreira, eles revelam em "Elysium" que sua música é capaz de aceitar novas variações estéticas e experimentais, coisa que a dupla faz muito bem. Ao longo de 12 novas canções, conjugam timbres, melodias e imagens num todo muito sedutor, como nas faixas que abrem o disco "Leaving" e "Invisible", boas portas de entrada para o álbum, provam que os Pet Shop Boys continuam hábeis cronistas das relações amorosas (tanto no relato de uma separação como no dos dissabores da rotina). O tom mantém-se habitualmente sereno, com um elegante formato "midtempo" lembrando o clima do aclamado álbum "Behaviour" de 1990 celebrado na MTV americana no video "Being Boring".


Entre momentos de eletrônica contemplativa e pontuais acessos orquestrais, "Elysium" foi gravado em Los Angeles, com produção de Andrew Dawson que apesar de produzir Nas e Jay-Z, torna mais evidente a assinatura dos artistas do que a do produtor.
Mais por poucos detalhes do que pelas faixas no seu todo, "Elysium" arrisca-se a passar por música de fundo de eventos chiques, com a dupla a cair num ambiente mais ameno e reflexivo do que aquele a que nos habituou, e que alguns dizem continuar a preferir.
No começo de Setembro de 2012 os Pet Shop Boys se apresentaram no Electronic Beats lançando o novo disco no Hebbel Theatre em Berlim.


Foto e video: Pet Shop Boys divulgação




Um comentário:

Anônimo disse...

Essa dupla é insuperável, e o novo CD vem pra comprovar que só eles sabem fazer essa música pop elaborada, refinada e inteligente, que agrada a gregos e troianos !