domingo, 12 de fevereiro de 2012

(((d-_-b))) Deep Forest Ethno Introspective Ambient World Music


Um dos discos que mais me chamou atenção nos anos 90 foi o primeiro trabalho dos fraceses do Deep Forest. O álbum de estréia começou a ser produzido no Norte da França no início dos anos 90 pela dupla Eric Mouquet e Michel Sanchez e pela primeira vez, dois músicos fascinados pela música étnica, fizeram uma fusão de "Chill Out" em um clima tribal com os cânticos dos Pigmeus da Malásia (Pigmeus Baka de Camarões).


A faixa "Sweet Lullaby" colocou o Deep Forest no mapa musical. O resultado foi tão fascinante que rendeu ao álbum de estréia uma indicação ao Grammy Awards em 1994 para Melhor Álbum de World Music e o disco foi relançado com o título "World Mix". Em 1995, eles ganharam o prêmio para o segundo disco "Boheme" (onde deixaram para trás os sons da floresta e aventuraram-se na Europa Oriental) e foram a primeira banda francesa a ganhar um "Grammy Award". Seus álbuns venderam mais de 10 milhões de cópias.


O duo também realizou produções paralelas colaborando com outros artistas como: Jon Anderson, Cesaria Évora, Youssou N'Dour e Neneh Cherry em "Seven Seconds" e Peter Gabriel na canção "While the Earth Sleeps", que foi escrita para o filme "Strange Days". Ganharam destaque em algumas trilhas de filmes como "Prêt-à-Porter" com a música "Martha", "Night Bird" faixa do primeiro disco da banda foi usada em "A Ilha do Dr. Moreau" e ainda produziram trilhas inteiras, para o francês "Le Prince du Pacifique" (álbum "Pacifique") e para o japonês "Kusa No Ran".


Em 2008, Eric Mouquet lançou "Deep Brasil" (colaboração com o artista brasileiro Flavio Dell Isola), um convite a uma viagem pelo país explorando diversas regiões como a "Amazonia" que abre o disco, o cerrado e a pontual homenagem a Milton em "Minas Nascimento".


"Deep Africa" de 2011, capta a alma da África, trazendo uma mistura espiritual e rítmica do canto africano, percussão e os sons da natureza levando a importante mensagem de preservar a nossa "mãe terra".


Quando perguntado sobre seu trabalho como músico e colaborador, Mouquet explica que o processo é natural, onde a música surge apesar das diferenças de cultura e linguagem. Uma fonte inesgotável de energia e criatividade. Não basta apenas ouvir, tem que sentir o som do Deep Forest, entrar em seu mundo, fazer parte dessa incrível experiência musical. O último trabalho lançado é uma parceria com o senegalês Youssou N'Dour na música "Undecided". Agora o Deep Forest etá em turnê mundial, já passaram por Dubai, Moscow e Dakar.



Foto e video: Deep Forest divulgação

Nenhum comentário: