sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

(((d-_-b))) Lenine


Brasileiro mas cidadão do mundo, o compositor recifence-carioca é um dos mais respeitados músicos de sua geração e está lançando seu décimo disco "Chão".
Lenine está fazendo 30 anos de carreira e 5 prêmios "Grammy Latino" honrando sua obra.


Tivemos o prazer de receber o músico bem acompanhado do percussionista carioca Marcos Suzano nos estúdios da Itapema FM quando lançavam o antológico disco "Olho de Peixe" em 1993. Bem-humorados e de uma simpatia que cativou a todos, falaram do álbum que é considerado pelo próprio Lenine seu mais importante trabalho que projetou sua música para o mundo com turnês na Europa, Estados Unidos e Japão.

"O Último Pôr do Sol" é uma das canções desse disco que marcou sua carreira e emocionou o público presente no Acústico MTV (lançado em 2006).


Em 1997 veio seu primeiro trabalho solo "O Dia que Faremos Contato" que ganhou o prêmio Sharp na época de "Revelação" e "Melhor Canção" para "A Ponte" uma parceria com o músico Lula Queiroga. "Hoje eu Quero Sair Só" foi o destaque e caiu no gosto popular. "Na Pressão" chegou às lojas em 1999 com novos e importantes parceiros como Arnaldo Antunes e Pedro Luís e a Parede.

Um de seus momentos de maior inspiração é a canção "Paciência". Ao vivo o músico é tomado pela emoção.


"Chão" foi lançado em Outubro de 2011 e Lenine assina a produção do disco junto com seu filho Bruno Giorgi e Jr. Tostoi e apresenta composições com  Lula Queiroga, Carlos Rennó e Ivan Santos. Na bela capa do disco está uma foto de álbum de família em que o neto do artista, Tom, está dormindo em seu colo.


Lenine diz que "Chão" é tudo aquilo que o sustenta. A família, a música, o mar e as orquídeas são seu chão. "Amor é pra quem ama" cita "Grande Sertão Veredas" de Guimarães Rosa e foi dela que surgiu o conceito do disco. Um dos músicos da faixa é o seu canário belga Frederico Sexto.



Foto e video: Lenine divulgação

Nenhum comentário: