sábado, 4 de fevereiro de 2012

(((d-_-b))) Gare Du Nord



Pouco conhecidos aqui no Brasil, a banda Gare du Nord surgiu no início de 2001 convidados por um produtor francês para criarem uma trilha sonora de um evento de moda em Bruxelas.
Os primeiros álbuns "In Search Of Excellounge" de 2001 e "Kind Of Cool" de 2002 ganharam muita visibilidade do grande público em trilhas sonoras de filmes e séries. Logo, a jovem banda sai em turnê pela Holanda e Rússia embalados pelos sucessos "Pablo's Blues" e o jazzy blues suingado da faixa título do segundo álbum.


O terceiro disco, "Club Gare du Nord" chegou às lojas no final de 2005. Finalizado quando chegaram da turnê pela Rússia. A colaboração e sensibilidade do trompetista Erik Truffaz foi fundamental, ele capturou a sonoridade da banda integrando seu estilo ao disco. O álbum foi aclamado pela crítica. Umas das melhores faixas é o single "Go Back Jack" um tributo a Steely Dan e a música "Do it Again".


O quarto trabalho da banda, "Sex'n'Jazz" foi um sucesso impressionante, passou 100 semanas nas paradas holandesas, foi certificado multi-platina, se tornando o ponto de partida para uma trilogia - mais dois "Mix albuns". "Dish of the Day" e o clássico "Summertime" são as melhores faixas de "Love for Lunch" (segundo álbum da trilogia).


Gare du Nord é agora um nome estabelecido nos palcos holandeses, assinaram um contrato com a "Blue Note" atingindo um merecido status no cenário musical.

"Marvin and Miles" citando Marvin Gaye e Miles Davis, é irresistível. Uma daquelas canções que logo cativa, motivando a curiosidade de conhecer os trabalhos da banda. A italiana Dorona Alberti brinca com a voz e ao vivo junto a banda, a performance da cantora e seu estilo, completam a canção. Os primeiros anos da Gare du Nord foram relançados no final de 2010, na compilação "Greatest hits" com o rosto de Dorona Alberti na capa. Aliás as artes dos discos são um detalhe a mais pontuando o bom gosto da banda.



O novíssimo "Lily White Soul" traz uma abordagem mais íntima (notável no belo video "Too Close to See"), refletindo a gravidez de Dorona Albereti e seus sentimentos. É um novo episódio na história dos músicos, uma nova perspectiva.



Foto e video: Gare Du Nord divulgação

Nenhum comentário: