segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

(((d-_-b))) Zolani Mahola e a Freshlyground


Faz tempo que observo a música africana, seus ritmos contagiantes e viscerais temperados com muita percussão e originalidade. Foi paixão de primeira quando fui apresentado ao video de "Pot Belly". A voz de Zolani Mahola e a "Freshlyground" trazem um "refresh" ao cenário musical do seu país de origem a Africa do Sul.

Blues e Jazz se misturam ao folk africano que ganham destaque na sonoridade da banda. Seu estilo ainda incorpora elementos da música tradicional Sul-africana como o "Kwela" e traz características do "Indie Rock". Bons motivos para se ouvir os 4 álbuns de estúdio da "Freshlyground".


Depois do lançamento do disco de estréia "Jika Jika" no início de 2003, a banda se afirmou como um dos rostos jovens e vibrantes do continente Africano. Tocaram ao lado de "Miriam Makeba", "Stanley Clark" e "Femi Kuti" no Festival de Jazz da Costa Norte realizado na Cidade do Cabo e gravaram com Shakira "Waka Waka" a música oficial da copa do mundo de 2010 onde ganharam projeção mundial. Começa a última semana do ano e venho ouvindo muito essas duas faixas que me trazem boas energias. "Pot Belly" é do disco "Ma' Cheri" de 2007 e "Fire is Low" do último disco da banda "Radio Africa" lançado em 2010.



Foto e video: Freshlyground divulgação

Nenhum comentário: